Raios que hoje foi um dia mau...
Chiça, hoje houve dos chatos e dos simpáticos, mas o PC lento aliado às listas intermináveis de medicação para pôr no PEM e problemas para resolver, além dos "já agora" de quase todos... ufff...
Bom, tema do dia: fé ou ciência?
Tema quente do momento, a julgar pelos posts do FB e dos artigos de jornal e debates nas tardes da Fátima Lopes - a Homeopatia.
Trata-se de um não tema, uma vez que os defensores da homeopatia tentam defender que é uma ciência e está provada cientificamente.... Claro que está - comprovado que não funciona! Ou melhor, que não existe!
Os argumentos são sempre os mesmos, e único artigo "científico" onde se baseiam tem o mesmo problema do único artigo que "mostra" uma relação entre vacinas e autismo - é uma fraude mais do que desmascarada!
Aliás, esta é a grande semelhança entre a homeopatia e o problema da vacinação, ou melhor da não vacinação: ao contrário do que um certo escritor de coluna do Público diz, a homeopatia é semelhante não à vacinação, mas à mania da não vacinação - é baseada em pressupostos não comprovados e mesmo comprovadamente descreditados.
Mas não pensem os leitores que sou enviesado pela minha mentalidade médica e científica (como se isso fosse um possível viés ao julgar algo alegadamente científico).
Pelo contrário, em 2 pontos:
- se a homeopatia é uma ciência ou baseada em pressupostos científicos, como dizem, devia esta minha mentalidade encontrar argumentos que a apoiassem, mas nenhum verdadeiro cientista no mundo encontrará...
- se a homeopatia não é suposto ser apoiada pela ciência actual, então é uma questão de fé ou espiritualidade ou energética ou paranormal (ou combinações destas), e baseada em pressupostos não científicos em princípio, à semelhança do Reiki - mas na realidade não parece ser e não tem razão para o ser - e se fosse, estava a enganar os seus clientes a dizer não era
E não me entendam mal, pois nada tenho contra medicinas alternativas de carácter espiritualista e/ou energético, com pressupotos não científicos, como o Reiki, cristaloterapia ou outros do género (para quem não sabe, sou reikiano), ou contra medicinas alternativas cujos pressupostos são baseados na ciência apesar do seu surgimento em teorias não apoiadas pela ciência actual (como a acunpuctura, que tem efectivamente comprovação científica de eficácia em algumas áreas, principalmente a electroacunpunctura - para quem não sabe a medicina chinesa nasceu de algo muito proximo do método científico).
Tenho é um problema com os que vendem algo que fazem passar como científico, mas que, para além de ser uma treta de todo o tamanho, ganham milhões com venda de água a crédulos, aproveitam-se do efeito placebo e do carácter auto-limitado de algumas doenças para isso.
Ao menos digam que a água está cheia de partículas de cura energéticas transmitidas a água normal através da superdiluição de uma água especial benzida pelo Papa! Traziam um frasco dessa água realmente benzida, misturavam com 100 litros de água, e vendiam frasquinhos de 10 mL a 10€ cada! Era mais honesto!
E quem vende homeopatia ou é um sacana mentiroso ou um crédulo ingénuo a roçar o fervoroso crente religioso em algo que acredita não ser questão de fé mas algo científico! Alguém lhe tire as palas de burro! Pensem! Ser científico é duvidar sempre!
Como disse, a homeopatia é uma não questão porque além de não tem efeitos comprovados cientificamente, tem impossibilidade de efeitos comprovada cientificamente, pelo menos através do mecanismo de acção de base molecular (ou "amolecular") que alega.
Desculpem os crentes, mas um chá de camomila e funcho tem mais efeito nos nervos e tosse, respectivamente, do que a água homeopática... poupem dinheiro! Vão precisar para medicamentos quando precisarem realmente de ajuda farmacológica, ou para pagar ao massagista, ou mesmo ao terapeuta de Reiki...
Disse!
Sem comentários:
Enviar um comentário